
No verão ou no inverno uma delicia
Curiosidade “O criador desta sopa creme, o chef francês Louis Diat inspirou-se no nome de sua cidade natal, Vichy, para nomear sua criação”. Na verdade, sua origem é controversa, porque há alguns registros bem anteriores de pratos bem semelhantes. Provavelmente, o chef, que na época (1917) trabalhava no Hotel Ritz-Carlton em Nova York, tenha se lembrado das sopas de sua infância para criar a versão gelada num quente verão americano. Sim, você leu corretamente. É controverso: uma sopa francesa criada em solo americano.
Esta coisa rica pode ser servida tanto quente ou fria, o que nos enche de alegria, por poder apreciá-la tanto no inverno, como vamos fazer agora que a temperatura caiu vertiginosamente por aqui, quanto numa noite quente de verão, servindo-a geladinha, refrescando na medida.
Vamos usar a couve-flor no lugar da batata, para contemplar aquelas pessoas que precisam moderar o consumo de carboidratos. Hehe… O seu sabor quase neutro se presta muito bem para usar em pratos cuja base são as batatas inglesas, vamos a receita.
INGREDIENTES
- – 2 colheres (sopa) de azeite
- – 2 cebolas pequena picada
- – 2 dentes de alho picado
- – 2 maços de couve flor
- – 8 colheres (sopa) de alho-poró
- – 2 colheres (sobremesa) de cebolinha picadas
- – 1 litro de água quente
- – Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
- Refogue a cebola e o alho no azeite.
- Acrescente a couve flor e a água quente.
- Assim que estiver cozida, bata no liquidificador e acrescente o sal e a pimenta.
- Volte para a panela e adicione o alho-poró e a cebolinha.
- Cozinhe por mais 5 minutos.
- E sirva a seguir.



