
Hoje temos uma moqueca pra lá de especial.
A moqueca é um cozido de peixes com diferentes temperos e legumes, uma receita da culinária baiana, capixaba ou originalmente criada pelos indígenas.
Desta vez o peixe escolhido foi o cação, mas você pode usar garoupa, pescada, ou outro peixes de carne mais firmes; ou até mesmo o bacalhau e, com alguns camarões, vai fica supimpa.
Ingredientes;
- 1 kg de cação em postas
- 1 cebola
- 2 tomates
- 2 pimentões vermelhos
- 1 maço cheiro verde ou coentro ( use a gosto).
- 1 vidro leite de coco pequeno
- 1 azeite-de-dendê. (1 colher de sopa).
- 1 pimentinha dedo de moça
- 2 dentes de alho
- 1 limão
Sal a gosto para temperar o peixe.
Se possível utilize uma panela de barro, é originalmente a melhor para este prato Ou uma panela caso não possua a de alumínio funda e larga resolve também.
Modo de preparo;
- Em um recipiente, tempere o cação em postas com os 2 dentes de alho espremido, adicione o suco de 1 limão, sal e deixei descansar por 1 hora.
- Espalhei um fio de azeite no fundo da panela, arrumei rodelas de cebola, fatia de tomate, metade das postas de cação, cobrir com mais rodelas de cebola, pimentões vermelhos em pedaços e mais tomates. Polvilhei um pouco de coentro, ou cheiro verde picado. Coloquei por cima o leite de coco e reguei com 1 colher sopa de azeite-de-dendê.
- Adicione a pimentinha dedo de moça picadinha, distribua por igual, dá um sabor bastante especial, caso você aprecie não aprecie diminua a quantidade para meia pimenta. (só para dar gosto).
- Leve ao fogo e cozinhei em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos.
Após ficar pronto;
- Retire um pouco o caldo sobressalente e use para fazer o pirão.
- Em outra panela, engrosse o caldo com um pouco de farinha de mandioca crua, formando um delicioso pirão.
Agora é só servir com arroz branco.
E bom apetite!
Ai fica a pergunta ….
Quem inventou a receita da moqueca?
R: Possivelmente a moqueca e suas variações têm origem na cozinha dos negros escravos. Na falta de uma resposta definitiva, a receita rende discussões acaloradas, protagonizadas sobretudo por capixabas e baianos.



