
Receita tradicional de Pará
Passos a seguir para fazer esta receita:

O tucupi é um líquido extraído da mandioca brava, e muitos defendem que a melhor forma de o provar é através da receita de pato no tucupi. Esta iguaria do norte brasileiro com influências indígenas é especialmente característica do estado do Pará, e fácil de preparar em casa.
“Se o Tucupi for artesanal”
o tucupi deve ser fermentado por 24h e depois cozido por 40 minutos. “Se não for processado de maneira adequada, o tucupi pode apresentar níveis elevados de HCN e, consequentemente, riscos ao consumo humano”.
Ingredientes:
- 1 Unidade de Pato limpo (com cerca de 2 kg)
- 1 Maço de jambu
- 1 Litro de tucupi
- 1 Unidade de Cebola picada
- 4 Dentes de alho picado
- 1 Unidade de Limão
- 1 Xícara de azeite de oliva extra virgem
- ½ Xícara de Vinagre de Vinho branco
- Salsinha ou coentro picado
- Pimenta do reino
- Sal
- Para que seu pato ao tucupi fique ainda mais saboroso, separe o pato em pedaços e coloque marinando na mistura de cebola, alho, azeite, vinagre, suco de limão, pimenta do reino e salsinha, de um dia para o outro na geladeira. Se não for possível. Deixar de um dia para o outro, deixe no mínimo por 2 horas.
- Após o tempo indicado, coloque o pato e a marinada em uma assadeira, tempere com sal, cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 160ºC por 2 horas.
- Quando o pato estiver quase pronto, ferva o tucupi por 20 minutos. Depois acrescente-lhe os líquidos do pato e o jambu, e deixe cozinhar por mais 10 minutos. “No momento em que adiciona o jambu, pode também adicionar camarão, fica uma delícia!”
- O pato no tucupi paraense está pronto! Tradicionalmente serve-se acompanhado de arroz e farinha d’água (uma farinha de mandioca brava, dura e granulada) hidratada no próprio caldo.
Serve bem : 4 convidados
Tempo de preparo 4h
Dificuldade média
Se você gostou da receita de Pato no tucupi experimente as outras receitas do nosso site.



