
Sobremesa deliciosa
Segundo o Wikipedia.org Petit gâteau;
Petit gâteau, com sorvete de creme
Petit gâteau (do francês pequeno bolo, plural: petits gâteaux; pronuncia-se peti gatô), é uma sobremesa composta de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso servido geralmente acompanhado de sorvete.
História
A história do petit gâteau é controversa, alguns defendem que ele foi criado na Itália, outros que foi criado pelo chef francês radicado em Nova Iorque, Jean-Georges Vongetrichten, ao errar na quantidade de farinha que usaria na receita de bolinhos. Outra versão diz que o doce foi criado por um aprendiz de chef dos Estados Unidos que aqueceu demais o forno para preparar bolinhos, mas assim mesmo, foram servidos, conquistando a apreciação dos clientes.
Acredita-se que a sobremesa foi chegando ao Brasil em meados de 1980, trazida da França pela chefe mineira Bernadete Bahia Mascarenhas, a Chez Dadette. Era uma sobremesa presente no cardápio de seu restaurante, o Chez Dadette Haute Cuisine. Acredita-se também que em 1994, Érick Jacquin, chefe de cozinha francês radicado em São Paulo trouxe a receita após esta ser desenvolvida pelo também francês Michel Brás. A receita do petit gâteu foi adotada e modificada (de modo que o consumidor pudesse optar por diferentes recheios), por diversos cozinheiros ao redor do mundo.
Etimologia
A denominação petit gâteau significa “pequeno bolo” na França, no país esse tipo de doce é conhecido como fondant au chocolat. É desconhecida a origem da denominação nas Américas, acredita-se que este tenha se popularizado entre os norte-americanos.
Segundo o que eu fiquei sabendo ao vivo pela TV,
Assistindo a o “Master Chef”, programa licenciado da TV Bandeirantes, fiquei sabendo que quem trouxe o bolinho para o Brasil foi o jurado do programa e chef francês Erick Jacquin. Segundo ele, um chef francês, Michel Brás criou um bolo morno de chocolate derretido, que mais tarde foi apelidado de petit gâteau. Segundo ele o nome de batismo foi ele quem criou, então se você for a France, peça por ” fondant au chocolat “, pois eles não vão saber o que é um petit gâteau, ok.
Vamos a receita
Confira abaixo receita do próprio chef Erick Jacquin:
Ingredientes:
- 5 ovos inteiros
- 5 gemas
- 250g de chocolate meio amargo (barra)
- 110g de açúcar
- 270g de manteiga
- 100g de farinha de trigo
Modo de fazer:
- Em uma tigela grande coloque as gemas, os ovos inteiros e o açúcar, usando um fouet (batedor de arame) misture tudo muito bem.
- Em outro recipiente coloque a manteiga e o chocolate e leve para o micro-ondas por uns 4 minutos, durante esse tempo abra o micro-ondas e misture os ingredientes. Deixe o tempo suficiente para derreter os ingredientes, não deixe aquecer mais do que o necessário.
- Adicione a farinha e o chocolate derretido aos ovos e continue misturando.
- Coloque a massa em forminhas bem untadas com manteiga, coloque as forminhas dentro de uma forma maior e leve para assar em forno preaquecido a 200C por 5 a 8 minutos. No meu caso levou oito minutos, pois a massa estava resfriada.
- Desinforme ainda quente e delicadamente, sirva com sorvete e ou morangos.
- Decore com calda de chocolate, açúcar de confeiteiro, geleia de morango
Dicas:
- O ponto correto do petit gâteau é um de um bolinho por fora e líquido e cremoso por dentro.
- Para ter certeza que os bolinhos estão no ponto, retire um do forno e desinforme. No meu teste o primeiro desandou e em seguida os outros já estavam perfeitos e incríveis.
- Você pode deixar a massa por 4 a 5 dias na geladeira.



